Taberna Remexida - Quinta da Fornalha

Castro Marim

Localizada na Quinta da Fornalha, servem o tradicional da tasca algarvia, com menus de degustação e petiscos, conforme a qualidade e sazonalidade dos produtos disponíveis na horta ou de produção local 

Quinta da Fornalha

Castro Marim

Quinta familiar com alojamento local em contato com a natureza e o sossego. A quinta produz produtos locais endógenos, biologicos e sustentáveis (que poderá adquirir na sua loja ou degustar na Taberna Remexida - o restaurante da quinta)

Museu do Rio

Alcoutim

Espaço museológico onde podemos encontrar as tradições, técnicas, artefactos e memórias ligadas ao rio Guadiana e às populações ribeirinhas, retratando todo o património relacionado com o rio: o património natural, etnografia fluvial, história local e arqueologia industrial ligada ao rio, construção naval e moinhos de maré. O exterior do edifico encontra-se decorado com pintura (grafitti) alusiva à história local: o contrabando e o contabandista.

Castelo e miradouro da Vila de Alcoutim

Alcoutim

Um castelo fronteiriço muito interessante com uma vista previligiada sobre a vila, o rio e a povoação de Sanlúcar de Guadiana

Restaurante Snack-Bar O Camané

Alcoutim

Uma viagem pelos sabores do guadiana e do Alentejo. (Tem opção vegetariana - sugerimos os espargos com ovos)

Fun River

Alcoutim

A simpatia do José tornará a sua experiencia verdadeiramente única, seja de barco, de moto de água. Definitivamente o nome faz juz ao serviço

Quiosque o Moinho - Move e Promove Cachopo

Tavira

Empresa de animação turística, assegura a promoção e divulgação dos usos e costumes e do património construído e natural da serra algarvia.
 

Stay in Cachopo - Mealha

Tavira

Espaço de turismo rural perfeito para observar as paisagens do território serrano, conhecer o modo de vida das suas populações e passear pela via algaraviana. Para lhe porporcionar uma verdadeira experiencia cultural, será recebido por um casal local no acolhimento e orientação e na manutenção e serviços de alojamento e restauração.

Anta da Masmorra

Tavira

A necrópole da Anta Masmorra está situada entre campos, em uma posição elevada. Este túmulo do final do Neolítico consiste em uma câmara circular, composta por nove pilares, e um corredor distintamente delineado, com três pilares preservados.

Quiosque o Moinho - Move e Promove Cachopo

Tavira

Empresa de animação turística, assegura a promoção e divulgação dos usos e costumes e do património construído e natural da serra algarvia.
 

Stay in Cachopo - Mealha

Tavira

Espaço de turismo rural perfeito para observar as paisagens do território serrano, conhecer o modo de vida das suas populações e passear pela via algaraviana. Para lhe porporcionar uma verdadeira experiencia cultural, será recebido por um casal local no acolhimento e orientação e na manutenção e serviços de alojamento e restauração.

GeoWalks & Talks

Faro

Procura uma alternativa para explorar e conhecer um outro lado do Algarve? Aqui pode encontrar viagens no tempo através das histórias que as rochas, as paisagens e as gentes algarvias nos contam.

Casa dos Presuntos

Loulé

Restaurante com ambiente familiar, para uma experiência inesquecível. Saboreie entradas, pratos principais e sobremesas típicas, sempre tudo confecionado com primor e atenção.

Quinta dos Tesouros - Turismo Rural

São Brás de Alportel

Rodeada de paisagem campestre, esta quinta descontraída fica localizada perto à estrada N2.

Algarve Rotas

São Brás de Alportel

Inspirados pelo ditado "Quem se preocupa com os netos, planta um sobreiro!", a Sofia levamos a uma viagem do sobreiro até aos produtos da cortiça numa viagem sensorial única

Laivos - gastronomia e território

Loulé

Alguma vez pensou que a alimentação é muito mais que o simples ato de comer? É história, memória e património. Com a Laivos, permita se viajar gastronomicamente.

Quinta do Freixo - Casa D'Alvada

Loulé

Um paraiso na terra: 15 unidades de habitação. Para além de restaurante, dispõe de piscina sem cloro e com água aquecida, esplanada panorâmica e jardim mediterrânico com nascente centenaria onde se pode refrescar ou descansar ao som de pequenas cascatas.

1 Taberna Remexida - Quinta da Fornalha
2 Quinta da Fornalha
3 Museu do Rio
4 Castelo e miradouro da Vila de Alcoutim
5 Restaurante Snack-Bar O Camané
6 Fun River
7 Quiosque o Moinho - Move e Promove Cachopo
8 Stay in Cachopo - Mealha
9 Anta da Masmorra
10 Quiosque o Moinho - Move e Promove Cachopo
11 Stay in Cachopo - Mealha
12 GeoWalks & Talks
13 Casa dos Presuntos
14 Quinta dos Tesouros - Turismo Rural
15 Algarve Rotas
16 Laivos - gastronomia e território
17 Quinta do Freixo - Casa D'Alvada

Descrição da Rota

Explore a riqueza cultural e natural do Nordeste Algarvio, onde experiências, sabores e conhecimentos abundam para todos. Histórias fascinantes aguardam, desde as lendas dos contrabandistas até às práticas sustentáveis e uso dos recursos da terra, e onde se vão revelando heróis de carne e osso e encantos. Prepare as malas e embarque nessa jornada única.

Faça as malas pegue na sua familia e vá à descoberta de um Algarve Mediterrânico cheio de cultura e natureza que vos aguarda para uns dias únicos e ricos em história. Inicie esta rota em Castro Marim, na Quinta da Fornalha, que além do Alojamento e do restaurante, a Taberna Remexida, ficam a conhecer quem cuida e respeita a natureza e a história da sua quinta.

No segundo dia, sigam em direção a Alcoutim, mas escolha o caminho mais longo, quase sempre juntinho ao Rio Guadiana, que tem vários montes e paragens obrigatórias pelo caminho, como nos Guerreiros do Rio, onde devem visitar o Museu do Rio, que é único pela história que tem para contar.

Continue até Alcoutim, onde o imponente castelo, o aguarda para ser explorado puxando pela imaginação, como se estivéssemos no tempo onde as mouras encantadas por ali passeavam por entre os muros de pedra. Parem no seu miradouro deslumbrem-se com o que ele proporciona, com vista para Espanha e para o longo rio Guadiana. Desçam até ao centro da vila de Alcoutim, e conheçam um dos restuarantes mais antigos da vila, o Camané, que tem na sua ementa comida típica da região, inspirada nas receitas das avós. Depois de um belo repasto, entre no barco da Fun River, e vá ondolar nas águas do Guadiana, onde o guia vos vai contar histórias de contrabando que por ali houve, e acreditem que são muitas. Depois deste belo passeio, está na hora de ir até uma das aldeias mais dinâmicas do interior do Algarve, Cachopo, passando pelo Feito no Zambujal, onde enchidos e presuntos de porcos criados ao ar livre são de se provar.

Não se assustem com as curvas, vão encontrar muitos lugares para descansar e deslumbrar pelas vistas do interior para o litoral do Algarve. Chegando a Cachopo, vão até ao Museu Vivo, dinamizado pela Otília Cardeira, que vos vai dar a conhecer o ciclo do linho, da planta ao tear. Chegou a hora do descanso, no Monte da Mealha, que tem à vossa disposição um alojamento local que é uma antiga escola primária recuperada para receber quem gosta quem quer sussegado, mas ao mesmo tempo pode passear. Conheçam os seus anfitriãos, o Nuno e a Ana, que vos podem propocionar refeições bem caseirinhas, onde os produtos da sua horta são uma prioridade. É só encomendar o jantar, pequeno almoço e porque não o almoço do da seguinte. Descanssem que o dia de amanhã vai ser mais um dia cheio e em cheio.

Após o belo pequeno almoço, metam os pés ao caminho e façam o PR 8, que vos vai levar ao encontro dos poucos moradores do monte, das suas hortas, das Casas Circulares e até história do muito antigamente, da época do neolitico, as Antas da Masmorra. Quando chegarem de novo à Mealha, a Dona Otilia vos espera para mais uma experiencia, fazer o famoso pão de Cachopo, no forno comunitário, conheça os seu segredo. Chega a hora do almoço, que vos aguardar onde estiveram a descansar, mas a aventura ainda não parou. Antes de sair de Cachopo devem conhecer o Francisco ou o Helder, professores de geologia de profissão, da GeoWalks & Talks, que vos vais levar para tempos nunca imaginados através das suas histórias e aprender o que vos rodeia de forma inédita.

Devem marcar com eles no Monte do Grainho e irem até à ribeira de Odeleite. A fome já aperta, o dia foi longo e por isso nada melhor do que irem até à Cortelha, à Casa dos Presuntos, onde o menu é cheio de coisas típicas da serra algarvia, e para sobremesa várias goluseimas bem típicas. Está na hora de descansar, façam a Nacional 2, em direção a São Brás de Alportel, e encontre no sitio dos Tesoureiros, a Quinta dos Tesouros. Lugar ideal para descansar e recarregar energias. Quando acordarem deixem as vossas crianças descubrirem os animais e encontrarem a Olivera com 2 séc e vão até à pastelaria da Fatima Galego, tomar um belo pequeno almoço e provar da doçaria tipica do Algarve. Quem esteve mais atento à paisagem que envolvente nos útlimos dias, percebe que está numa zona de sobreiros, e por isso a cortiça é, ainda, uma fonte de sustento da região. Por isso agora são convidados a conhecer uma fábrica de transformação de cortiça. O barulho é grande, mas a experiencia é única de conhecer a história da cortiça do sobreiro aos diversos usos que lhe são. E para porem em prática, no final da visita a Sofia Carrusca, convida a meterem a mão na cortiça e fazerem um minho para vocês, ou quem sabe para oferecer. O caminho agora volta a ir para o interior do Algarve, para o concelho de Loulé, para Querença ter com a Ivani que muito tem para vos contar sobre cada alimente que colocamos no nosso prato, todos os dias, sendo uma uma ótima forma de conhecer mais sobre a alimentação mediterrânica. Não saindo de Querença, sugerimos agora que conheçam a Barroca, dinamizado pela Susana Calado, que vos vai proporcionar mais uma vivencia especial, onde a cal vai ser o foco. Não vão querer perder. Esta descoberta desta Rota da Dieta Mediterrânica já vai longa, masainda não terminou, mas sabemos que precisam de descansar. Está proximo a vossa pragem, a Quinta do Freixo, em Benafim. Poisem as malas no vosso quarto e vão até a seu restaurante, onde vão deliciar-se com uma refeição extraórdinária e descanssem. Acordem pela manhã ao som dos borregos a sairem para o pasto livre... e por que não ir com eles. Irão ser dias intensos e de muita aprendisagem de formas bem singulares. Agora, voltamos ao inicio, faça as malas e vá com a sua familia conhecer a Rota da Dieta Mediterrânica.

Ler mais

Itinerário - dia 1

Taberna Remexida - Quinta da Fornalha

Castro Marim

Não há nada melhor que começar esta rota com a sua família num lugar rodeado de natureza e por quem a respeita. Este restaurante está inserido na Quinta da Fornalha, onde muitos dos produtos que se consomem vêm diretamente da sua horta.

Quinta da Fornalha

Castro Marim

Acordem ao som do vento nas folhas das árvores que rodeiam o alojamento, tomem o pequeno almoço típico e cheio de cor e sabor e vão com a Margarida conhecer a Quinta da Fornalha e a sua história. Tem recantos que são um encanto.

Itinerário - dia 2

Museu do Rio

Alcoutim

O Rio Guadiana fui muito importante para os moradores das suas margens. Durante muitos anos foi dali que tiraram o seu sustento, através da pesca ou dos moinhos de água que ajudaram na moajem dos cereais. Descubram a história, os arquefactos e as técnicas de pesca usadas.

Castelo e miradouro da Vila de Alcoutim

Alcoutim

O castelo de Alcoutim tem histórias de conquistas e reconquistas, de defesa e de ataque entre Portugal e os Mouros ou entre Portugal e Castela, sendo um lugar de visita obrigatória para as conhecer. O seu miradouro deixa-nos pés em Portugal mas leva o olhar a Espanha e ao Rio Guadiana que os separa.

Restaurante Snack-Bar O Camané

Alcoutim

Este restaurante, no sopé do Castelo de Alcoutim, tem na sua ementa, aquilo que o dono chama "a comida que a minha avó fazia". Não dá vontade de provar uma comida de conforto? Claro que sim, a Dieta Mediterrânica é também isto.

Fun River

Alcoutim

Para ver de perto tudo o que já mirou, a Fun River leva-os a passear num dos seus barcos por este imponente rio, onde podem ouvir em primeira mão um sem número de histórias de contrabandistas, de pescadores e muito mais, em primeira mão. Deixem-se embalar pelas águas do rio.

Quiosque o Moinho - Move e Promove Cachopo

Tavira

De onde vem o linho? Como é possível que de uma planta se faça tecidos únicos e de uma qualidade ingualável e duradoura? A Dona Otilia Cardeira vai levar-vos a conhecer o ciclo do linho da planta ao tear. Mãos-à obra.

Stay in Cachopo - Mealha

Tavira

No monte da Mealha, em Cachopo, pode encontrar um alojamento perfeito para familias.Uma antiga escola primária é agora um alojamento local adaptado para receber as pessoas que querem encontrar um lugar perfeito para o descanso. Peçam o vosso jantar e o pequeno-almoço aos anfitriões Nuno e Ana, que estão a aguardar por vocês de braços abertos.

Itinerário - dia 3

Anta da Masmorra

Tavira

Sigam a sinalética e vão ao encontro da Anta da Masmorra, sinal de de tempos imemoriais, do III milénio a.C., que simbolizam os cultos funerários de outrora. Após a sua descoberta, levantem os vossos olhos e contemplem a vista panoramica que este lugar oferece num jeito de 360º. Depois é só descer.

Quiosque o Moinho - Move e Promove Cachopo

Tavira

Agora está na hora de colocar a mão na massa e fazerem o pão no forno comunitário da Mealha pelas mãos sabias da Dona Otília, que muito vos vai ensinar. O pão de Cachopo é muito conhecido, pelo seu sabor, pois tem segredo. Descubram-o.

Stay in Cachopo - Mealha

Tavira

O Nuno e a Ana podem também fornecer um almoço tipico, feito com amor. É só dizer a hora, e eles aparecem com mais um excelente repasto.

GeoWalks & Talks

Faro

Não se podem ir embora de Cachopo sem conhecer ou o Helder Pereira ou o Francisco Lopes, que falam sobre geologia cheios de paixão e muita sabedoria. É uma forma muito diferente de olharmos para o que nos rodeia. Encontrem-se com eles no Grainho e descubram a ribeira de Odeleite, que vai desaguar no Guadiana. São histórias sem fim.

Casa dos Presuntos

Loulé

Para terminar o dia, nada como um restaurante que no seu menu tem tudo o que de típico na Serra e Barrocal Algarvio, desde caça ao porco preto. Conheçam esta simpática familia que estão no negócio há muitos anos, mas que nunca baixaram a sua qualidade.

Quinta dos Tesouros - Turismo Rural

São Brás de Alportel

Chegou a hora do descanso, e a Quinta dos Tesouros, chama por vocês para um belo descanso. Mas quando acordarem tem animais para descobrir assim como a oliveira com mais de 2000 anos. Local ideal para as crianças percorrerem e correrem. O pequeno almoço é na sua pastelaria, onde vão poder provar da melhor doçaria do Algarve, feitas com produtos locais e frescos. A não perder cada dentada.

Itinerário - dia 4

Algarve Rotas

São Brás de Alportel

Quem visita São Brás de Alportel, é obrigatório fazer um visita a esta Fábrica da Cortiça, onde vão conhecer a história da cortiça deste o sobreiro às maquinas. Mas há mais que possa fazer com a Algarve Rotas, fazer um pequeno worshop de cortiça, ou fazer uma visita guiada ao sobreiral, para de forma mais clara perceberem de onde vem esta matéria-prima. É só escolher e marcar.

Laivos - gastronomia e território

Loulé

A Ivani tem muito para vos contar sobre a comida. Comida não é só comida. Há uma história por cada alimento que usamos, que conta a história da nossa alimentação mediterrânica. Da horta ao prato. Mais e mais para descobrir.

Quinta do Freixo - Casa D'Alvada

Loulé

Termine o dia, literalmente no meio do campo aberto. Com um jantar de experiencias impares. E acorde com o som dos borregos e ovelhas Churras, especie algarvia, a correr para as pastagens, livres e soltos. Vão correr com eles? Será uma alegria.

Avaliações

0 Avaliações
Adicionar Avaliação