PT
EN

Fique numa casa de hóspedes tradicional ou num hotel moderno inspirado no património cultural e experimente o calor e a hospitalidade do povo mediterrânico. 

Organização de Desenvolvimento Local, de utilidade pública, que faz parte de estruturas regionais e nacionais como a Rede Rural Nacional, das Aldeias de Portugal, da Federação Minha Terra, do PROVE, do Banco de Terras, da Rota da Dieta Mediterrânica, do Centro de Competência da Dieta Mediterrânica, da MEDCoop, entre outras, promovendo o desenvolvimento sustentável na região do Algarve. 

A Convivialidade faz parte dos três princípios básicos da alimentação mediterrânica.

A alimentação mediterrânica é frequentemente partilhada e desfrutada na companhia de familiares e amigos, enfatizando o aspeto social da comida. 

Conheça os outros dois princípios:

Dando continuidade à marca deixada na península ibérica pelos Fenícios e outros povos mediterrânicos, a presença árabe durou quase oito séculos, (do VIII ao XV) sendo o seu legado cultural uma das mais marcantes bases para as identidades culturais locais.

A influência cultural resultante do intercâmbio entre os povos do mediterrâneo é muito antiga e baseada num intercâmbio cultural permanente, na troca de produtos e de alimentos, pois desde sempre que este mar foi espaço de troca e intercâmbio de culturas vivas.

É rico em biodiversidade, com uma enorme diversidade de variedades, espécies e raças que se adaptaram ao clima e ao solo locais.

Experimente a riqueza cultural do Mediterrâneo através de festas, feiras, concertos e outros eventos que celebram a comida, a música e a arte. 

Aprenda a fazer pratos tradicionais do Mediterrâneo numa aula de gastronomia com chefs locais.

A Frugalidade faz parte dos três princípios básicos da alimentação mediterrânica.

A dieta mediterrânica baseia-se em ingredientes simples e de baixo custo, recorrendo frequentemente a legumes e vegetais locais, confecionados lentamente a baixa temperatura e nos seus caldos (comida de tacho).

Conheça os outros dois princípios:

Os alimentos, receitas e as formas tradicionais de os confeccionar são transmitidos de geração em geração nas famílias e comunidades, oferecendo uma janela para a história, cultura e território de cada região. 

Cada região interpreta e vive de forma própria a sua herança cultural, adaptando-a aos seus contextos ambientais e culturais, mas mantendo vivos os princípios básicos da cultural mediterrânica. 

Os mercados locais são uma parte vibrante da cultura mediterrânica, oferecendo produtos frescos e sazonais, ervas aromáticas e produtos artesanais.

Museus, centros culturais e locais de património que preservam e promovem a cultura mediterrânica.

A dieta mediterrânica foi listada pela UNESCO em 2013 como Património Cultural Imaterial da Humanidade, de forma a preservar e promover este património cultural. 

Os produtos artesanais, como a cerâmica, os têxteis, os cestos e os utensílios, não só são bonitos como também têm uma função prática na alimentação mediterrânica. 

Descubra os produtos únicos do Mediterrâneo, como a alfarroba, os figos e as amêndoas, e como são utilizados na cozinha local. 

Os sistemas alimentares mediterrânicos promovem os produtos locais, como o azeite, os frutos secos, o figo, as leguminosas e os hortícolas, que não só são deliciosos como também apoiam a economia local e promovem uma agricultura sustentável. 

Restaurantes e chefs locais que apresentam o melhor da cozinha mediterrânica - Desfrute de uma refeição num dos muitos restaurantes que apresentam o melhor da cozinha mediterrânica, desde cozido de grão, papas de milho com berbigão, sopas, açordas, marisco, migas, saladas frescas e pastelaria saborosa.

É uma comunidade de empresas e entidades unidas pala valorização da Dieta Mediterrânica, que assumem com orgulho e determinação a missão de organizar e proporcionar a todos os visitantes as melhores experiências sensoriais e emocionais, para que possa conhecer e desfrutar em profundidade deste estilo de vido milenar, reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A Sazonalidade faz parte dos três princípios básicos da alimentação mediterrânica.

Os produtos locais e sazonais não só são mais frescos e saborosos, como também são mais económicos e amigos do ambiente, reduzindo a necessidade de transporte e contribuindo para as economias locais. 

Conheça os outros dois princípios:

Participe em atividades tradicionais, como o cozer do pão, a prova de azeite ou a pesca, artesanato e aprenda com os especialistas locais.

Compreender o valor nutricional e cultural dos três pilares da dieta mediterrânica: o azeite, o vinho e o pão e como estes se combinam com as leguminosas, os hortícolas e os apontamentos de peixe e carne para criar um dos melhores sistemas alimentares do mundo.